O PRESENTE dos Meios de Pagamento

Por Alexandre Guimarães
Head de Inovação & Digital, eleito Líder de Tecnologia Norte/Nordeste 2019 e Corporate Ninja 2019 pelo Cubo Itaú

Em 2019 escrevi um artigo falando sobre o desafio do varejo em relação aos meios de pagamento, a evolução que vinha ocorrendo neste tema, as novidades e a necessidade de se implementar os novos meios no varejo. O consumidor aos poucos vinha mudando e o contactless, por exemplo, vinha aparecendo no varejo físico.

Chega então 2020, pandemia, e tudo que vinha aos poucos ganhando mercado e sendo implantado se faz urgente. O que era futuro vira totalmente presente. Todos tivemos que correr para se adequar à nova realidade, não foi estratégia mas sim uma tática de sobrevivência. A digitalização veio com tudo, todos aprenderam que era possível implantar em poucos dias os novos meios de pagamento, do pequeno ao grande varejista.

Qual foi o varejista que não aprendeu que um simples link de pagamento, enviado via mensagem, resolvia o problema para vendas online ? Um meio de pagamento simples e virtual, que não era muito usado, mas que salvou a vida de muita gente. O PIX, este então a grande inovação apresentada pelo banco central, foi outro meio que facilitou nossas vidas. Hoje já estamos conseguindo integra-lo junto ao PDV da loja, e já começam a aparecer também plataformas de e-commerce. Mas antes disso o empreendedor brasileiro já tinha dado um jeito de usar essas ferramentas. Eu mesmo pude observar isso, ao passar um dia com a família na praia de porto de galinhas. Ao final do dia, quando solicitei a conta à barraca onde estava, o rapaz veio com o valor da conta e já me disse que aceitava dinheiro, cartão ou que podia ser um PIX, simples assim. Ele só me deu a chave e o pagamento foi feito, sem taxas.

Falando de e-commerce, em 2019 escrevi sobre o crescimento de 12% no faturamento do primeiro semestre em comparação a 2018. Já em 2020, segundo pesquisa da MCC-ENET, tivemos um crescimento acumulado de 73,88%. Somente em Dezembro/20 foi 53,83%. O varejo digital veio resgatar o varejo físico e também criou um novo perfil de  consumidor, que passou a não só ser influenciado pelas mudanças do digital, mas também a ditar regras de como, quando e onde quer comprar. Um consumidor ominichannel que busca por novas experiências.

Falamos em 2019 das novas experiências através de meios de pagamento como scan&go, contactless, e-wallets e criptomoedas. Estes com certeza em 2020 se firmaram mais ainda. Agora um outro meio que ganhou de vez a vida dos brasileiros, são as Contas Digitais. Se trata de contas bancárias 100% digitais, de fácil acesso e abertura rápida oferencendo taxas e mensalidades mais baixas. É simples você gerar um cartão virtual para pagar uma conta online.

No meu ponto de vista, dentre todas as novidades recentes, uma das mais relevantes foi o PIX pois é uma grande inovação que pode até substituir de vez o boleto. Porque não ?…Os demais meios já haviam sido previstos há alguns anos, por isso, concordo demais com o que o amigo Fred Alecrim afirmou:

“A pandemia não acelerou tendências, acelerou pendências”


Head de Inovação do Mundo do Cabeleireiro, eleito Líder de Tecnologia Norte/Nordeste 2019 e Corporate Ninja 2019 pelo Cubo Itaú
GUIMAS

Alexandre é um profissional apaixonado por tecnologia da informação e por inovação, com forte embasamento e ênfase em direção estratégica e transformação digital.
Graduado em TI pela FG e com MBA em gestão de projetos pela UNINASSAU. Ajuda empresas a ingressarem no mundo digital, estruturando, implantando processos e conectando clientes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s