A GRANDE BATALHA PARA O NOVO MUNDO

Por Fred Melo
Empresário, professor, palestrante e CIO

Transformação digital está sendo o termo mais utilizado neste momento, e as consequências positivas que ela vai nos trazer.

Já ouvimos bastante que esta transformação, a digital, começa pelas pessoas, e não na tecnologia.

Mas realmente estamos olhando para TODAS as pessoas? Como transformar uma sociedade sem olhar para ela como um todo?

Como o choque de gerações impacta diretamente esta evolução transformadora?

Fazendo uma pequena lembrança de cada uma dessas gerações envolvidas em nossos contexto hoje: Baby Boomers, Geração X, Geração Y, Geração Z, Geração Alpha … 

Mas porque estou citando as gerações, para falar sobre transformação?

É Simples! Essa metamorfose impacta a todos, algumas gerações já nasceram digitais, mas outras não, e estão ai ativas no mercado de trabalho, e a tendência  é que  permaneçam por algum tempo ainda, afinal com a reforma da previdência, as aposentadorias acontecerão mais tardiamente.

Outro dado que chama muita atenção é: Segundo o IBGE a projeção para 2030, é de que, pela primeira vez, a população idosa brasileira ( >60 Anos) seja mais numerosa que a de crianças.

Em nossas escolas, as novas gerações são “formadas” ainda pelas antigas gerações (Não Digitais), juntando isso a um sistema/método de ensino deficitário, isso impacta diretamente no desenvolvimento dessas novas gerações digitais.

O fato é: ser Digital não está ligado apenas a usar a tecnologia. Ser digital está mais relacionado a agilidade, eficácia, colaboração e consequentemente utilização das ferramentas tecnológicas adequadas.

Investir na inclusão, em novas estratégias, novas tecnologias e novas metodologias para cada uma dessas gerações, acredito ser o grande ponto a ser trabalhado. 

“Aquele que se empenha a resolver as dificuldades resolve-as antes que elas surjam. Aquele que se ultrapassa a vencer os inimigos triunfa antes que as suas ameaças se concretizem.” 

A arte da Guerra

Sei também que o imediatismo do momento, dificulta bastante olhar para FORMAÇÃO de todos, mas a EDUCAÇÃO DIGITAL é o desafio muito maior que a tal Transformação. 

Educando digitalmente a grande massa, estaremos transformando as pessoas, transformaremos as empresas, os negócios , a vida, e ai sim o nosso NOVO MUNDO.


Empresário, Empreendedor, professor, palestrante e CIO. Formado em Web, e especialista em GESTÃO e Banco de dados, Gerenciou diversos seguimentos da área (BI, E-Commerce, Help Desk e suporte técnico), sempre direcionados a inovar, e fazer o novo.

Fred Melo, possui mais de 25 anos de experiência trabalhando em diversos seguimentos do mercado, apaixonado por desafios e por inovar. Defende a TI descomplicada e mais humanizada.

Um pensamento sobre “A GRANDE BATALHA PARA O NOVO MUNDO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s