O que a rede social do momento nos ensina sobre negócios

Por Karol Oliveira
Gestora de Inovação e Especialista em Desenvolvimento de Novos Negócios, eleita Líder de Inovação Norte/Nordeste 2019.

Na última semana o ClubHouse foi o assunto do momento, onde duas coisas já chamaram atenção; exclusividade, pois você só entra com convite e a importância de se ter um iPhone, porque como muitos aplicativos em seus lançamentos, só está disponível para iOS.

Como funciona? Ao entrar você terá 2 convites disponíveis, sendo responsável por quem indicar, pois se a pessoa violar os termos tanto ele quanto você são banidos. O aplicativo funciona com salas de bate papo, sendo temáticas, divididas por assunto e podem ser filtradas conforme sua preferência. Como existe conteúdos abertos, você pode ouvir o que um influenciador fala e conversar com ele, como também criar salas fechadas para amigos.

A nova rede social nos ensina bastante quanto a negócios e eu separei três aprendizados fundamentais para colocarmos em prática hoje!

SERENDIPIDADE

Desde que começamos 2021 tenho reforçado a necessidade de olharmos as interações humanas, suas mudanças devido a pandemia e como vamos garantir que não se percam conexões espontâneas que são poderosas para inovação. Serendipidade quer dizer aleatório, ao acaso, sem programação. Fomos afastados dos encontros casuais em eventos presenciais ou um café despretensioso no corredor, e o aplicativo mostra que é possível conectar pessoas que nao se falam há tempos ou nunca se encontraram, e de encontros leves saem as melhores discussões, ideias ou negócios. Promova encontros espontâneos na sua empresa, faça conexões aleatórias na sua vida e aprenda com pessoas fora do seu ciclo.

EXPERIÊNCIA

E se você tivesse acesso direto a quem deseja falar? É isso que o Clubhouse propõe. Cada vez mais sentimos a aproximação acontecer, as pessoas ou marcas que antes eram inalcançáveis, agora estão mais próximas do que podemos imaginar. Pela via direta que o aplicativo gera, acredito que os consumidores se sentirão mais seguros em comprar um produto de uma marca X ou se inspirar num influenciador Y. Rompa as barreiras de comunicação, torne o seu negócio acessível em todos os níveis.

COMUNIDADE

Em março de 2020, ao palestrar em uma convenção empresarial (meu último evento presencial pré pandemia), em seguida reforcei a necessidade que as pessoas tem em viver em comunidades e como isso era uma oportunidade para os negócios se tornarem mais humanizados. O conceito de FOMO (Fear Of Missing Out) atesta o quanto o ser humano tem medo de ficar de fora de algo, isso enfatiza o desejo das pessoas de estarem em muitos lugares ao mesmo tempo, o que afeta a sanidade mental e gestão do tempo. O aplicativo mostra o quão forte é essa necessidade, gerando resultados de engajamento através de assuntos orgânicos que por sua espontaneidade conquistam o público. Crie um canal de comunicação, estabeleça um líder para moderar e gere conexões em torno dos seus clientes, fornecedores, parceiros e time, isso vai ampliar sua humanização.

O que citei aqui em serendipidadeexperiência e comunidade são aprendizados facilmente aplicáveis, que não geram altos custos e contribuem diretamente para gerar mais resultados. As vezes pensamos que a Inovação é algo intangível de alto investimento, mas ela está mais próxima do que podemos imaginar, basta aprender com coisas simples e em seguida aplicar o conhecimento que se tem para testar hipóteses com melhorias. Apenas comece!

Conheça Karol !!!

Karol Oliveira

Gestora de Inovação com foco na habilidade de Problemas Complexos, Karol é especialista em inovação aplicada em corporações e startups. Em 2019, foi eleita Líder de Inovação Norte/Nordeste pelo prêmio Innovation Leader.

Iniciou no mercado de trabalho como docente na disciplina de Física voltada para concursos da Aeronáutica e Marinha. Deu start na sua carreira de negócios na área comercial e em seguida teve sua startup onde recebeu investimento anjo. Anteriormente foi consultora do Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do cenário nacional.

Com uma vasta experiência em diferentes segmentos do mercado e devido a paixão por novas histórias, hoje além dos projetos, treinamentos e palestras, também é mentora de novos negócios em centros de inovação distribuídos pelo Brasil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s