Por Renan Hannouche
CEO at Stape Music, Co-Founder at Saly, Let’s and Justin. Forbes Under 30 2019
Ah, o touchscreen, como imaginar a vida moderna sem ele, não é mesmo? Na realidade já conseguimos até arriscar um pouquinho no que provavelmente teremos depois, a comunicação por voz, Alexa, Siri, Google Home já começam a mostrar que não estão para brincadeira…
Contudo, por ainda não sabermos em qual horizonte teremos massivamente a comunicação por voz, sabemos que ainda viveremos um mundo onde cada vez mais telas se tornarão sensíveis ao toque.
E quanto tempo não passamos tocando nas mesmas, arrastando pra cima, pra baixo, fazendo gestos mil a fim de termos a melhor usabilidade.
Você já se perguntou qual foi o primeiro dispositivo touchscreen? Acredite, ele não foi inventado pela Apple, Samsung, Motorola, Nokia ou Microsoft…mas pela IBM, chamado O IBM Simon Personal Communicator, lançado oficialmente em 1994, mas já testado em 1992. Só para termos uma referência, o IPhone 📱 só foi lançado em junho de 2007!
De lá pra cá vemos o crescimento e surgimento de mais e mais dispositivos sensíveis ao toque, você, inclusive, neste momento deve estar lendo este texto em um dispositivo desses…
Mas será que foi este mesmo o primeiro dispositivo sensível ao toque? Eu acredito que não! Acredito que o primeiro e mais sensível já inventado é o nosso corpo, o corpo humano. Percebi isto quando estava usando o celular e minha esposa, Luana, disse: “Ei! Eu também sou touchscreen”, falou isto pedindo uma massagem 💆♀️ haha
Quando parei para refletir me dei conta de duas coisas muito sérias:
- Estamos dedicando tempo demais ao device errado, o melhor, mais sensível, mais bonito, mais gostoso dispositivo é o corpo humano! As reações são múltiplas e surpreendentes, isto vai desenvolver o seu Feelset, mas cuidado, é ainda mais viciante que o seu celular 📱 haha e tem inclusive funcionalidades exclusivas, como o kissscreen 💋
- Assim como o touchscreen foi inspirado no corpo humano, o assistente de voz também será, nós eternamente buscaremos tornar as coisas artificiais e digitais orgânicas, naturais, podemos até chegar perto, mas a sensação de sentir, só o humano sabe e saberá…
Escolha hoje ao invés de tocar seu smartphone, tocar o seu amor, a sua família, a si mesmo…
——————————————————————————
Texto pelo parceiro Renan Hannouche publicado em 17/11/2019 no Linkedin
Conheça Renan !!!

Renan Hannouche é um super nerd apaixonado pelas pessoas, suas histórias, e em transformar seus problemas em inovação. Ajuda organizações e executivos a se prepararem para as grandes mudanças que vão mudar a humanidade mais nos próximos 20 anos do que nos últimos 300 anos ao construir estratégias de inovações disruptivas e incrementais através da utilização de tecnologias exponenciais e frameworks autorais.
Com cursos em Standford e na Singularity University, é também investidor anjo, mentor, TEDx Speaker, professor e co-fundador da Stape Music, Endless Learning, Let’s, Saly, Justin e IKONE