A CRISE que ninguém esperava. E agora ?

Por Alexandre Guimarães
Head de Inovação do Mundo do Cabeleireiro, eleito Líder de Tecnologia Norte/Nordeste 2019 e Corporate Ninja 2019 pelo Cubo Itaú

Estamos vivendo um momento de CRISE que ninguém esperava. Um momento mundial, onde praticamente todos nós estamos confinados em nossas casas em busca de reduzir a curva do COVID 19 para que possamos voltar a nossas rotinas.

Aí é que está o problema, NOSSAS ROTINAS, depois que tudo isso passar teremos uma grande mudança em nossas vidas, mudança de rotina, mudança no modo de consumo e até mesmo uma nova economia se formando. Em 2008 vivemos algo parecido, mas não tão grave quanto a de hoje. Vivemos uma crise financeira que nos trouxe a ECONOMIA COMPARTILHADA, muitas empresas morreram e outras foram criadas como AIRBNB e UBER, das mais famosas. As pessoas viram que podiam utilizar os seus ativos, bens físicos, para ganhar dinheiro locando ou transportando outras pessoas.

Agora, em 2020, estas empresas começam a sentir um novo modelo de ECONOMIA se formando. As pessoas não saem de casa, e esta é a melhor recomendação no momento. Sem ter pra quem alugar o seu quarto ou apartamento, a AIRBNB já começa a demitir colaboradores. Na semana antes do decreto eu peguei um UBER para voltar do trabalho, e o motorista me falou que as coisas estavam difíceis. Que em um dia comum ele teria realizado de 20 a 30 corridas, aquela era somente a oitava dele e encerrando o seu dia.

O que deu certo no passado, pode não dar certo no futuro !!!

O que essa crise de 2020 nos traz ? Quais mudanças vão acontecer depois que tudo isso passar ? O que precisamos fazer hoje ?

O que podemos ver hoje é uma nova ECONOMIA se formando. Empresas estão tendo que MUDAR totalmente o seu modo de trabalho, porque se não vão MORRER, agora essa mudança tem que ser a mais rápida possível…Vamos a alguns exemplos: A StartSE que trabalhava apenas com treinamentos OFFLINE tiveram que mudar da noite pro dia pro ONLINE. As empresas foram obrigadas a colocar seus colaboradores para trabalhar Home Office, e muitas dessas eram contra esse modelo. O COVID19 está nos mostrando que é possível o Home Office e que inclusive é mais produtivo. Novos negócios estão aparecendo em meio a CRISE, até drone passeando com pet apareceu..rs Essa é a nova realidade, uma oportunidade em meio a CRISE.

Começou a corrida para o ONLINE, quem já vendia ONLINE se deu bem, quem não vendia está tendo que aprender…o aumento nas vendas ONLINE vem aumentando a cada dia que passa, enquanto o comércio FÍSICO está totalmente fechado por causa do COVID19.

Certo, e depois que tudo isso passar ? o que acontece é que vamos ver uma grande mudança de hábito no consumo atual, até mais consciente. Hoje buscamos comprar o que é necessário e essencial, além do que de uma forma diferente, o mais DIGITAL possível. Outra questão que já vem sendo levantada é que cerca de 25% das pessoas que estão trabalhando Home Office hoje vão continuar neste modelo após a CRISE passar, pelo menos 1 ou 2 dias na semana…A CRISE nos mostra que é possível fazer Home Office, que é possível até realizar menos reuniões e se necessário uma ONLINE bem rápida para alinhamento.

Ok, e o que precisamos fazer agora ? Precisamos olhar para o FUTURO, buscar as oportunidades que existem em meio a CRISE para nos preparar junto as grandes mudanças que teremos. Buscar o que eu posso fazer para EXPANDIR tanto o meu negócio, como o EU…precisamos nos preparar para a virada do negócio, a virada da economia. Podemos simplesmente ficar quietos dentro de casa, ou, buscar ser CRIATIVOS para aproveitar as oportunidades que começam a aparecer, buscar se PREPARAR para as grandes mudanças que estão acontecendo.

O Profissional e a Empresa de um FUTURO bem próximo, é aquela que vai APRENDER a DESAPRENDER e a REAPRENDER o mais RÁPIDO possível !!!

—————————————————————————-

Conheça o GUIMAS !!!

GUIMAS

Head de Inovação do Mundo do Cabeleireiro, Co-Fundador do GETIC NE (Grupo de Executivos de Tecnologia, Inovação e Comunicação do Nordeste), Palestrante e Idealizador do blog Descoisando. Reconhecido como Líder de Tecnologia Norte/Nordeste em 2019 no prêmio Innovation Leader e também como Corporate Ninja pelo Cubo Itaú.

Alexandre Guimarães, o GUIMAS, possui mais de 20 anos de experiência trabalhando em diversos seguimentos do mercado, sempre antenado a novas tendências e inconformado em fazer o diferencial e incomodar as pessoas que estão conformadas…um verdadeiro descoisado buscando ajudar os coisados que ainda existem por aí.

I’m a VIRGIN !!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s