10 substantivos que transformam ideias em resultados

Por André Navarrete
CEO da Optimize Group, Co-founder do GETIC e de vários outros grupos que reúne as principais lideranças do mercado.

Com quantos substantivos transformamos ideias em resultados? Vamos trabalhar com 10, todos iniciados em “RE”: REadaptação, REalização, REdução, REinvestimento, REmanejamento, REnovação, REsiliência, REsolução, REtidão e REvolução.

Comecemos com REadaptação, ou seja, a capacidade de nos adaptar a novas realidades. O que sempre implica criatividade e iniciativa.


REalização é colocar em prática, sair do campo das boas ideias que, sem ação, não geram nada. Muitas vezes não é a melhor proposta que vinga, mas sim a que foi mais bem trabalhada e que conquistou mais adeptos.

Todo novo produto, serviço, tecnologia, método ou processo, em algum momento, promove alguma REdução: de custos, de tempo, de energia, de despesas, de ações necessárias à sua efetivação.


Da mesma forma, não há como ser bem-sucedido sem REinvestir tempo e dinheiro nos seus projetos. Como obter recursos de terceiros se nem você acreditar em suas ideias?


Para levar boas propostas adiante, há também que REmanejar recursos, forças, pessoal, tempo e equipamentos. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo com igual resultado. Os antigos já advertiam: quem tudo quer tudo perde.


Pensemos: por que o telefone celular foi e é um sucesso? Pelo fato de, inicialmente, dar mobilidade à comunicação de voz. Mais tarde, foi REnovado e virou smartphone, ao se tornar um aparelho que também acessa a Internet, envia e recebe mensagens, faz fotos, roda vídeos, toca música etc.


Um empreendedor não pode desistir ao primeiro solavanco. Tem de ser REsiliente, ou seja, ter facilidade de se adaptar e de se recobrar dos efeitos das mudanças. E exercer, além disso, o dom de REsolver coisas, de tomar atitudes, quando outros temem agir.

Tudo isso deve ser feito com REtidão, ética, decência, respeito à diversidade e ao meio ambiente. E o mínimo que se espera é o que o produto, serviço ou prática REvolucione, cause mudanças perceptíveis em nossa realidade.

Se tiver condições de tirar estes substantivos da mente e do papel, parabéns! Estará pronto para empreender com sucesso.


Conheça o Navarrete

ANDRÉ NAVARRETE

Empreendedor e produtor executivo de encontros relacionados à empreendedorismo, tecnologia, gestão e inovação. É CEO do Optimize Group.

Iniciou sua trajetória na área técnica, passando para gestão e, em seguida, para o empreendedorismo. Ajuda empresas a reduzir custos, a acelerar processos e a se reinventar. Gosta de fazer amigos e de movimentar o ecossistema do qual faz parte.

Desenvolveu uma metodologia própria para engajamento que possibilita um modelo de negócios especialista e que garante o ROI.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s