7 DICAS PARA REAPRENDER A SER CRIATIVO

Por Alexandre Guimarães
Head de Inovação do Mundo do Cabeleireiro, eleito Líder de Tecnologia Norte/Nordeste 2019 e Corporate Ninja 2019 pelo Cubo Itaú

Segundo o Facebook, a habilidade mais requisitada para as vagas de empregos é a CRIATIVIDADE. Temos visto isso sendo falado dia a após dia nas mídias, porém, nem todos possuem esta habilidade….Opa, não é bem assim !!!

Tenho me aprofundado cada vez mais no tema CRIATIVIDADE e uma das coisas que podemos afirmar é que todo ser humano, na face da terra, possuiu em algum momento da sua vida essa HABILIDADE…todos um dia fomos crianças e o problema é que com o tempo perdemos a CRIATIVIDADE.

“O adulto CRIATIVO é a criança que SOBREVIVEU” Murilo Gun

São diversos BLOQUEIOS que ao longo da nossa vida vão interferindo na nossa CRIATIVIDADE e com isso acabamos virando meio que “HUMANOS ROBOTIZADOS”…esse é um bom tema para um outro artigo.

Mas e aí, o que podemos fazer para REAPRENDER a sermos CRIATIVOS ? vamos lá, seguem sete dicas pra ajudar nesse processo:

1 – Seja CURIOSO

A curiosidade matou o gato, ditado popular bem conhecido mas que nos dias de hoje o gato que não é curioso é que morre….rs Brincadeiras a parte, você precisa ser mais curioso, olhar a sua volta, ver as possibilidades que existem ao redor. Ler mais, Ouvir mais, Bater Papo…não se ater apenas a sua área de conhecimento, buscar coisas de outras áreas. É aí que você começa a criar o seu ESTOQUE DE CONHECIMENTO.

Leia livros, revistas diversas, notícias…pare e converse com pessoas de outras áreas, seja curioso e procure entender o que eles fazem…participe de eventos, workshops, palestras, lembrando, não só da sua área.

Dessa forma a CURIOSIDADE vai levar o gato a ser CRIATIVO…rs

2 – E SE ?

Esta dica vai para a turma negativa de plantão….muitas vezes já dissemos um NÃO de cara em uma nova IDEIA, ou colocamos um monte de dificuldade. Tem muita gente que é assim e acaba, por muitas vezes, perdendo uma grande oportunidade. Que tal, em vez de dificultar, mudar o início da frase com o E SE ?…olha um exemplo:

Problema: Você precisa fazer uma festa para 200 pessoas e tem R$ 1000,00 pra gastar (sabemos que pode ser complicado, mas nada é impossível)

Resposta negativa: eita, nem vem, dá não. Valor muito baixo, tem nem como fazer.

Resposta positiva: massa, E SE a gente pegar essa grana contratar um DJ e chamar os convidados pra levar seus comes e bebes e fazer um apanhado geral ????

Claro que isso é uma imaginação doida aqui, mas já deu pra entender a IDEIA do E SE ?

3 – NUNCA se contente com a primeira solução

Quando estamos em meio a um problema, ou desafio, quando achamos uma solução procuramos colocar logo em prática. Mas, E SE ?…ops juntou com a dica anterior..rs E SE eu pensar em outra solução ?? Existe ??…claro que existe…assim como diz a sábia Dóri, “sempre existe uma outra solução”…sim é aquela “peixinha” do desenho animado…rs

Existem ‘Ns’ possibilidades de se resolver um problema, que podem ser melhores do que a primeira solução encontrada. Então, NUNCA se contente com a primeira, busque outras e depois avalie a melhor.

4 – BRINQUE MAIS

São nas brincadeiras que as crianças entram no seu mundo de IMAGINAÇÃO e começam a CRIAR, com seu pequeno ESTOQUE DE CONHECIMENTO, coisas incríveis e malucas de uma maneira simples. Agora não é brincar no vídeo game, no computador ou no celular….estamos falando de se DESCONECTAR e se CONECTAR com a CRIANÇA que existe dentro de cada um de nós.

Se você tem criança em casa, facilita, mas se não tem…volte a ser uma. Em casa temos um brinquedo chamado ELO CRIATIVO, são pequenas peças de madeira, onde podemos usar a imaginação para construir uma torre, uma casa, um barco….e o mais legal é derrubar tudo e começar do zero..rs

O BRINCAR é uma forma de levar você a PENSAR COMO UMA CRIANÇA !!!

5 – COMBINATIVIDADE

Este termo foi criado por Múrilo Gun, a ideia aqui é de combinarmos coisas diferentes para criar um nova COISA….vamos chamar de COISA o que poderia ser um produto, um serviço, um sistema….e por aí vai.

As grandes INOVAÇÕES partiram da CRIATIVIDADE de algumas COMBINAÇÕES…essa é a realidade. Se hoje temos computadores silenciosos foi porque Steve Jobs um dia foi participar de um momento de meditação e no meio do silêncio total ele parou e pensou que isso aumentava a produtividade de um funcionário trabalhar sem aquele ruído terrível que os computadores tinham.

Olha que loucura, o cara combinou Meditação com a Tecnologia….e hoje trabalhamos com equipamentos que não fazem nenhum tipo de ruído….Como diria o Kiko: “Que coisa não?”…rs

Um exercício legal é pegar uma caixa com diversos objetos. Pegue dois objetos e pense o que poderia gerar da junção destes objetos. Pode ser uma coisa doida, que ninguém nunca ouviu…um COISO..rs….mas a partir daí você começa a colocar o cérebro para pensar e do nada você começa a gerar ideias que podem ser doidas hoje, mas amanhã podem fazer muito sentido.

6 – OUSE ser você

O MEDO é um dos maiores vilões da CRIATIVIDADE. Muitas vezes temos ótimas IDEIAS, mas temos MEDO do que vão pensar se falarmos…..vai dizer que você nunca esteve em uma reunião de trabalho e não falou a sua GRANDE IDEIA porque teve MEDO do que iriam falar. Nem precisa ser no trabalho, mas muitas vezes entre amigos deixamos de falar por MEDO.

Agora imagina se o cara que teve a GRANDE IDEIA, na final das olimpíadas do RIO em 2016, de colocar o primeiro ministro do Japão de Mário Bross no meio de um Maracanã lotado tivesse MEDO de expor a sua IDEIA. Inclusive acho que esse cara devia ser uma CRIANÇA, não ?…ele pensou como uma criança…ele OUSOU ser ele mesmo.

7 – I´m a VIRGIN

O que você fez de novo hoje ? O que você aprendeu hoje ? Qual foi a virgindade que você perdeu hoje ?

Todos os dias precisamos fazer algo novo, ou seja, perder uma VIRGINDADE !!! Renan Hanouche

Lembrem-se que os mesmos caminhos só vão levar aos mesmos lugares de sempre, OUSE mudar, seja CURIOSO para CONHECER um caminho novo E SE questione sobre NOVAS POSSIBILIDADES durante o caminhar….pense nisso, mas não só pense, faça algo DIFERENTE !!!


Conheça o GUIMAS !!!

GUIMAS

Head de Inovação do Mundo do Cabeleireiro, Co-Fundador do GETIC NE (Grupo de Executivos de Tecnologia, Inovação e Comunicação do Nordeste), Palestrante e Idealizador do blog Descoisando. Reconhecido como Líder de Tecnologia Norte/Nordeste em 2019 no prêmio Innovation Leader e também como Corporate Ninja pelo Cubo Itaú.

Alexandre Guimarães, o GUIMAS, possui mais de 20 anos de experiência trabalhando em diversos seguimentos do mercado, sempre antenado a novas tendências e inconformado em fazer o diferencial e incomodar as pessoas que estão conformadas…um verdadeiro descoisado buscando ajudar os coisados que ainda existem por aí.

I’m a VIRGIN !!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s