Coronavírus e as vendas ONLINE

Por Fagner Ikamaan
Marketing Digital na Folha de Pernambuco, Consultor e Instrutor MKT Digital SENAC/PE e SEBRAE/PE

Embora as compras online possam se basear no curto prazo, os problemas da cadeia de suprimentos e a demanda incerta do consumidor podem atenuar as perspectivas do comércio eletrônico.

Uma pesquisa com 304 varejistas, conduzida pelo Digital Commerce 360, encontra muita confusão, incerteza e uma perspectiva muito mista entre os varejistas. Uma minoria considerável (38%) espera que as vendas do comércio eletrônico subam um pouco ou significativamente por causa do vírus. No entanto, a maioria antecipa que suas vendas de comércio eletrônico serão estáveis ​​ou em declínio.

Caso contrário, a pesquisa expressa preocupações do varejista sobre a cadeia de suprimentos e a demanda do consumidor. Questionados sobre o que estão fazendo para rebater ao coronavírus, 20% disseram que estão “tomando uma ação agressiva”, 44% disseram que estão “tomando alguma ação, e os 36% restantes estão tomando uma “espera” e aguardando. ”

Em um relatório recente, a Nielsen projetou um crescimento significativo das “famílias omnichannel” dos EUA nos próximos cinco anos. Enquanto os varejistas costumam ver o mundo através de uma lente bifurcada (online versus offline), os consumidores são “omnichannel” há muito tempo: usando a Internet para tomar decisões de compra offline. Hoje, eles geralmente se importam menos com o canal específico – embora prefiram retornos locais – do que comodidade, preço e serviço .

Embora tenhamos que esperar e ver quanto choque o coronavírus causa à economia, este não é um momento de hesitação ou uma abordagem de “esperar para ver”. Os varejistas precisarão utilizar e alavancar todos os seus ativos para estimular e sustentar a demanda dos consumidores – isso inclui manter e até aumentar os esforços de marketing digital no futuro próximo.

Texto publicado em 17/03/2020 no Portal Afunilados


Conheça o Fagner !!!

Especialista em Marketing Digital com 6 Certificações Internacionais do Google, Atua como Gestor de Marketing Digital da Folha de Pernambuco, Rádio Folha PE e Portal Folha de Pernambuco, Também como Instrutor do Senac/PE e do SEBRAE/PE na área de Marketing Digital, Palestrante e Mentor do Porto Social. Fundador do Portal Afunilados.

Atuante na área de Marketing desde 2007, Possui Especialização em Marketing Digital, além de ser formado em Administração com foco em Gestão de Negócios, Marketing e Publicidade e Desenvolvimento de Software.

Fagner também já passou por empresas como DSPLAY, EXPERTS, onde prestava consultoria para pequenos negócios na área de marketing. Atuou também como Coordenador de Marketing – nos canais: Varejo/Distribuição/Corporativo/E-commerce durante 9 anos na Nagem, onde era responsável por planejamento de marketing da empresa e de parceiros com DELL, HP, SAMSUNG, LG, SONY, EPSON, MULTILASER, AOC, entre outros e já foi gestor do e-commerce da empresa por 1 ano.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s