Be innovative and SURVIVE!

Por Clímaco Feitosa
Chief Technology and Innovation Officer na iLand Soluções, Co-Fundador do Centro de Excelência Cloud e Presidente do Comitê de TI da AMCHAM Recife.

Em tempos de Pandemia, a ideia de Transformação Digital acabou vindo à Fórceps! Muitas empresas e pessoas se viram em uma realidade totalmente alheia ao seu controle e, literalmente, quem não havia se preparado (ao menos o mínimo), passou ou está passando (e fatalmente passará) por maus momentos. 

Vejam a definição de Transformação Digital da Wikipedia: Transformação Digital pode ser definida como um fenômeno que incorpora o uso da tecnologia digital às soluções de problemas tradicionais. Assim, abrange mudanças procedurais em diversos âmbitos de uma sociedade, isto é, essa transformação modifica o paradigma da utilização da tecnologia, por exemplo, das seguintes áreas: governo, economia, mercado de trabalho, educação, medicina, artes, ciência, comunicação global, entre outros. 

Transformação Digital pode ser definida como um fenômeno que incorpora o uso da tecnologia digital às soluções de problemas tradicionais. 

Alguma relação com o momento que estamos passando? TOTAL! 

Literalmente, quem estava mais “transformado digitalmente”, menos está sofrendo os impactos desta crise sem precedentes em nossa história. 

O título deste artigo, é uma referência ao Whatsapp de nosso grupo empresarial, onde estão todos os sócios-diretores. Inicialmente, o grupo chamava-se Innovate or Die, mas com muita sensibilidade, um de meus sócios, Cesar Sarafim, sugeriu a mudança para Be Innovative and Survive. As duas frases, acabam querendo dizer a mesma coisa (uma sendo mais incisiva que a outra), mas ambas indicam que a tecnologia, quando bem aplicada, transforma, literalmente negócios.

Mesmo antes da crise, ouvíamos vários CEOs de empresas, de diversos portes, com o desejo de fazer MAIS com MENOS. Mas pouquíssimos estavam atentos ao Futuro. A crise econômica desencadeada pelo COVID-19, trouxe o FUTURO para o AGORA! Gosto muito de uma frase que acabei compilando de tantas outras que já ouvi, que diz que: 

Devemos Trazer o Futuro para o Presente para construir o Futuro do Futuro

Ou seja, a produtividade aliada a tecnologia, aumenta a amplitude dos negócios. E é sob esta égide que devemos erguer nossa estratégia. Ainda há tempo de reagir! O mundo que entregamos, não será o mesmo que receberemos quando tudo isto passar. Portanto, repensem suas estratégias, refaçam seus planejamentos, ajustem em tempo de execução e lembrem-se: Situações extremas, requerem medidas extremas.

Crise pode ser um sinônimo para OPORTUNIDADES! Então: 

  1. Fuja do Pessimismo e dos Pessimistas
  2. Aproveite as oportunidades deixadas pelos desistentes
  3. Crie uma estratégia
  4. Seja honesto
  5. Acredite que você pode vencer

Uma lição que todo este momento nos deixa é a que devemos aprender a CONJUGAR o verbo SER e REPARTIR o verbo TER!

Desta maneira, juntos, sairemos desta.


Texto pelo parceiro Clímaco Feitosa publicado em 31/03/2020 no Linkedin

Conheça Clímaco !!!

Clímaco Feitosa

CTIO – Chief Technology and Innovation Officer na iLand Soluções, Co-Fundador do Centro de Excelência Cloud e Presidente do Comitê de TI da AMCHAM Reife. Com mais de 25 anos de experiência em grandes corporações de segmentos distintos, pauta hoje sua carreira em inovação e negócios.

Vem trazendo uma visão de “coopetição” no mundo dos negócios, para geração de empreendimentos com viés cooperativo visando entregas consistentes para o mercado, que é cada vez mais competitivo.

No Centro de Excelência Cloud, suas atenções estão voltadas para ampliar os horizontes do ecossistema de tecnologia da região, gerando conexões entre os principais players de tecnologia e as necessidades do Mercado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s