Por Fagner Ikamaan
Marketing Digital na Folha de Pernambuco, Consultor e Instrutor MKT Digital SENAC/PE e SEBRAE/PE
O Cálculo e a explicação são um pouco complexos, mas vou tentar fazer um resumo e ser bem claro na explicação.
O Youtube é uma plataforma que já dá retorno financeiro a criadores de conteúdo já faz um bom tempo. Youtuber (como é conhecido quem cria conteúdo no canal) como Winderson Nunes – já ganhou muito dinheiro com esse meio. Mas as épocas eram outras. Winderson por exemplo tem mais de 36 milhões de inscritos, mais de 3 bilhões de visualizações, segundo o site Social Blade e seu ganho médio hoje pode variar de de $11.000 a $189.000.
O youtuber não ganha por like e sim por CPM (custo por mil), ou seja, a cada 1.000 visualizações recebidas no vídeo, o produtor de conteúdo pode ganhar valores estimados em U$ 0,60 a U$ 7,60.
Os valores podem variar de acordo com o assunto do vídeo e a quantidade de anúncios de empresas que investem na plataforma, o número de inscritos no canal, entre outros fatores.
De acordo com estimativas, no Brasil esse valor médio gira em torno de U$1,65 dólar (cerca de R$6,80 reais na conversão mais recente).
Pensando nisso, como saber quanto ganha um artista por Live?
Bem, não existe uma resposta precisa para isso, pois vai depender de alguns fatores importantes, que terminam se tornando variáveis, como:
– Quantidade de Inscritos no canal
– Quantidade de visualizações dos Vídeos
– Tempo assistido do vídeo
– Quantidade de propagandas que entraram durante o video e foram visualizadas
– Tempo médio de visualização dessas publicidades
– Quantidade de cliques na publicidade
Mas para matar a curiosidade geral, vamos fazer um cálculo básico, contando apenas as visualizações, levando em consideração o CPM sendo U$ 0,50 centavos de dólar, ou seja. A cada 1.000 visualizações, somamos U$ 0,50 ao ganho do produtor da live.
Se fizermos um cálculo básico: (conta de padaria)
Uma live cujo a soma das visualizações foi de 1 milhão teve seu ganho real em CPM de quanto?
1.000.000,00 : 1000 = 1.000 x $0,50 = U$ 500,00*
* obs: esse é um cálculo de padaria, mas não é bem assim que é feito no youtube. Como falei anteriormente esse cálculo pode valer o CPM por exemplo até U$ 7,60 dólares o que daria:
1.000.000,00 : 1000 = 1.000 x $7,60 = U$ 7.600,00*
Bem. Vários fatores são levados em considerações. Mas o mais importante é que para poder começar a ganhar, seu canal tem que superar algumas regras:
- Ter pelo menos 1.000 inscritos.
- Ter pelo menos 4.000 horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses.
- Seguir todas as diretrizes de conteúdo do YouTube.
- Apresentar um bom desempenho em relação à engajamento e comportamento no canal.
Não é fácil ganhar dinheiro só com o youtube. Mas, o caminho é produzir muitos vídeos e torcer para que o conteúdo seja visualizado por muita gente.
E ai? Vamos tentar?
Conheça o Fagner !!!
Fagner Ikamaan
Especialista em Marketing Digital com 6 Certificações Internacionais do Google, Atua como Gestor de Marketing Digital da Folha de Pernambuco, Rádio Folha PE e Portal Folha de Pernambuco, Também como Instrutor do Senac/PE e do SEBRAE/PE na área de Marketing Digital, Palestrante e Mentor do Porto Social. Fundador do Portal Afunilados.
Atuante na área de Marketing desde 2007, Possui Especialização em Marketing Digital, além de ser formado em Administração com foco em Gestão de Negócios, Marketing e Publicidade e Desenvolvimento de Software.
Fagner também já passou por empresas como DSPLAY, EXPERTS, onde prestava consultoria para pequenos negócios na área de marketing. Atuou também como Coordenador de Marketing – nos canais: Varejo/Distribuição/Corporativo/E-commerce durante 9 anos na Nagem, onde era responsável por planejamento de marketing da empresa e de parceiros com DELL, HP, SAMSUNG, LG, SONY, EPSON, MULTILASER, AOC, entre outros e já foi gestor do e-commerce da empresa por 1 ano.