TRANSFORMAÇÃO DIGITAL ou TRANSFORMAÇÃO EMERGENCIAL

Por Fred Melo
Empresário, professor, palestrante e CIO

Após participar de muitos bate-papos sobre esse momento, ouvir e/ou ler muitos comemorando que estamos passando por um momento de transformação digital, que o Covid-19 conseguiu o que os CIO’s e CEO’s de muitas empresas não conseguiram  … Me fez pensar: Será mesmo que estamos realizando essa tão desejada Transformação digital?

Vejo que podemos estar iniciando um processo de Transformação, mas apenas iniciando…o momento está mais para um momento de transformação EMERGENCIAL! Como assim?

Defendo essa ideia pois, em sua maioria,  essa transformação está relacionada ao “salve-se quem puder”, medida emergencial para salvar empresas e negócios, estamos seguindo a maré…

Quantas dessas empresas, estão tomando medidas e ou ações que não condiz com seus negócios?

Quantas dessas ações serão paralisadas após esse processo?

Quantas dessas medidas transformadoras serão revistas?

E se paralisadas, haverá recursos e interesse dos empresários de seguir em um processo de TD, de acordo com seu negócio? Ou vão voltar para onde estava antes e tentar recuperar suas perdas?

No meio do CAOS, falta tempo hábil, análise e estudo para implantar um processo de Transformação digital.

Procurando definições para Transformação Digital encontrei:

“ Transformação Digital pode ser definida como um fenômeno que incorpora o uso da tecnologia digital às soluções de problemas tradicionais. Assim, abrange mudanças procedurais em diversos âmbitos de uma sociedade, isto é, essa transformação modifica o paradigma da utilização da tecnologia, por exemplo, das seguintes áreas: governo, economia, mercado de trabalho, educação, medicina, artes, ciência, comunicação global, entre outros.”

Ai quando li no texto “PROBLEMAS TRADICIONAIS” e “MUDANÇAS PROCEDURAIS” no meio da definição, aumentou ainda mais minha teoria … 

Estamos passando por problemas tradicionais? Não!

Será que este é o momento ideal de definir mudança de processo nas organizações? Não!

Estamos tentado nos salvar, ouvindo tudo e todos, e vendo como encaixar aos nossos negócios, e SOBREVIVER!

Quantas empresas estão indo para o e-commerce, sem uma estruturação adequada, sem acompanhamento, buscando apenas uma ferramenta (a mais em conta possível, pois o momento é de economia), e pode ter uma experiência mal sucedida? E desistir de seguir por esse caminho.

Esse momento de TRANSFORMAÇÃO EMERGENCIAL, nos será muito útil, trará muito conteúdo para mapearmos erros e acertos, muitos cases de sucesso e insucesso, para darmos continuidade a nossa tão desejada TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Seguimos  aprendendo … trabalhando … tentando… TRANSFORMANDO!


Empresário, Empreendedor, professor, palestrante e CIO. Formado em Web, e especialista em GESTÃO e Banco de dados, Gerenciou diversos seguimentos da área (BI, E-Commerce, Help Desk e suporte técnico), sempre direcionados a inovar, e fazer o novo.

Fred Melo, possui mais de 25 anos de experiência trabalhando em diversos seguimentos do mercado, apaixonado por desafios e por inovar. Defende a TI descomplicada e mais humanizada.

2 pensamentos sobre “TRANSFORMAÇÃO DIGITAL ou TRANSFORMAÇÃO EMERGENCIAL

  1. Não sei se realmente se trata de uma “transformação”, nem digital e nem emergencial, ou apenas uma adaptação técnica, popularmente conhecida como “gambiarra”.
    Digo isso porque existe uma enooooorme diferença entre ser usuário de ferramentas digitais e ser, de fato, digital.
    Para usar ferramentas e soluções digitais basta apenas acessar plataformas de downloads.
    SER digital está relacionado a agilidade, pró atividade, visão holística, eficácia, qualidade e a necessidade da utilização inteligente (smart to do) de todos os recursos da empresa.
    Como dizia Chorão, “quem é de verdade sabe quem é de mentira”, e quando tudo isso passar veremos que virou borboleta, quem apenas comprou asas e quem, infelizmente, continua largata.

    Gostar

    1. Gostei muito do trecho: ‘ Quando tudo isso passar veremos quem virou borboleta, quem apenas comprou asas e quem, infelizmente, continua lagarta”.

      Sobre a questão da “adaptação técnica” essa adaptação é uma transformação, para a física (transformação = qualquer alteração no estado de um sistema), ao buscar se adaptar a pessoa esta de uma forma se transformando para determinada situação.

      Na prática, quando falei sobre a transformação emergencial é um pensamento muito próximo ao seu no sentido da busca emergencial por soluções digitais para “apagar ou diminuir o estrado do incêndio”, mas bem distante do conhecimento digital …

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s