CONTOS sobre o FUTURO do FUTURO da EDUCAÇÃO

Por Dante Freitas
Professor, Empreendedor e Palestrante. Co-Founder do Gravidade Zero, Stape Music, Endless Learning, IKONE Global Social League.

Sou amante do ler, dos livros e dos seus cheiros e capas. Sinto que aprendo algo só em olhá-los!
.
Assim como as tecnologias, livros são manifestações de poderes naturais do nosso ser, eles brotam e são maravilhosamente “coisificados”…
.
Daí me pergunto, por mais bela que são as coisas geradas por nós, será que ao longo de minha vida, me relaciono mais com coisas ou com as pessoas, autoras das coisas? Será que estudei mais através de coisas ou das pessoas?
.
Assim, numa discussão sobre o futuro da educação, pergunto: não está essencialmente nas relações entre as pessoas a construção desse futuro? Não falo nem na centralidade no professor, nem no aluno e nem apenas nessa relação “formal”.
.
Falo na descentralização no aprender, nas trilhas invisíveis e imensurável das jornadas, nos relacionamentos que vem e que vão, dos que ficam, dos que desaparecem…
.
Provocando: o quanto os livros nos separam de sermos nós mesmos? E se na carreira “acadêmica”, o nos tornarmos professores mais gabaritados ( Mestres…PhD, que exige uma corrida solitária de estudos), nos distanciamos de nossa verdadeira “autoralidade”, não deixando espaço para tal?
.
As coisas parecem não nos dar trabalho no dia a dia, não nos incomodam, por isso guardam aparente paixão em tê-la e nos relacionarmos com elas. Será? 
.
E assim, deixamos nossas escolas e faculdades apenas com três amiguinhos dos 500 que passaram por nos diariamente, durante anos…e assim os de direito nunca conheceram os de moda, e os futuros economistas não conheceram na origem os futuros engenheiros…sem troca. Troca guardada para um possível futuro. Põe na conta aí…
.
E com esse saber que esprememos novos ingredientes para criar a “nova” educação. Aliás, será que sabemos profundamente o que é relacionar-se um com o outro? Conhecer o apaixonante lado subjetivo do outro, conectar sem a segunda intenção, usar as informalidades dos encontros e a leveza do espírito para sentir o verdadeiro aprendizado que é salvo numa memória além de nossa mente tão sobrecarregada.
.
Coisas parecem exercitar o isolamento, uma contracultura do futuro da educação. Será?


Conheça o DANTE !!!

DANTE FREITAS

Dante Freitas, já orientou mais de 15 mil empreendedores ao longo de sua jornada. O que dizem dele é que costuma nadar de braçadas pelo mar da complexidade da vida, e vai fundo…destrincha o empreendedor e o seu negócio em fragmentos em busca da alma e da verdade para assim construir pilares que sustentem a navegação numa Era muito além da Economia 4.0. Um decodificador da ambiguidade e desconfigurador de padrões…criador do Daytox Empresarial…um spa empresarial para a nova era.

Co-Founder do Gravidade Zero, Stape Music, Endless Learning, IKONE Global Social League. Foi STARTSE Business Partner. Formação pela Babson College (2014) e Singularity University e Babson College (Denmark e USA- 2019)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s