Inovação é iniciativa e acabativa !!!

Por Karol Oliveira
Gestora de Inovação e Especialista em Desenvolvimento de Novos Negócios, eleita Líder de Inovação Norte/Nordeste 2019.

Quando mergulhamos no universo de inovação e transformação digital, percebemos as diversas oportunidades para dar um UP no negócio, sendo comum cair no erro de tentar melhorar tudo de uma só vez, esquecendo do passo a passo e priorizações necessárias.

Certa vez afirmou meu amigo Felipe Liberal: “não existem ideias inovadoras“, porque só há inovação quando algo saiu do campo das ideias e se transformou em ação.

O processo mais simples de se aplicar para quem deseja inovar é o Duplo Diamante, proveniente do Design Thinking. Esta metodologia mostra a importância de primeiro divergir em ideias, discordar nos pensamentos, levantar cenários e discussões, para somente depois convergir e escolher quais ações serão executadas pelo time. Para quem quer aprimorar negócios e me questiona por onde começar, sempre recomendo implantar este método por ser prático, barato e trazer resultados expressivos.

processo de funil do design thinking

Como escolher o que priorizar?

Uma vez gerada ideias que podem se transformar em serviços ou produtos da empresa, não da pra executar todas de uma vez, pois você precisará de energia do time para isto e não é recomendável deslocar toda uma equipe para trabalhar num mar desconhecido, visto que manter a roda girando e o básico acontecendo é fundamental enquanto se inova. Como já diz o ditado “quem muito quer nada tem“. Existem três pilares essenciais que utilizo nos meus projetos e podem te ajudar nos critérios gerais para escolhas, são eles:

  1. Viabilidade: analise o quanto é economicamente viável executar esta ideia, se você tem estrutura de time, infraestrutura tecnológico ou física (caso precise) e se possui recursos para construir o básico e validar sua hipótese.
  2. Retorno: nem tudo que se planta hoje dará fruto amanhã, então entenda se colherá resultados a curto, médio ou longo prazo e se tem fôlego em todas as frentes para aguardar a restituição do que foi investido até que iniciem os lucros.
  3. Feat Cultural: nem tudo que é promissor necessariamente precisa ser feito por você. Exemplo: eu já tive ideias incríveis na área da saúde mas não possuo nenhuma afinidade com o setor, ou seja, provavelmente não seria a melhor pessoa para continuar envolvida. Pessoas com propósito inovam naturalmente, descubra o seu e o do seu time para garantir que haja approach dos envolvidos no projeto.

Melhor do que descobrir o que fazer é eliminar o que não fazer, porque estes costumam ser motivos de euforia e consequentemente as maiores distrações para desenvolver novos projetos. Quando desejamos extrair benefícios de nossas ações, é preciso escolher quais caminhos serão trilhados para não cair num ciclo de improdutividade.

Escolher é abdicar, abdicar é perder e perder de um lado pode se transformar em ganhos de foco no que realmente importa.


Conheça Karol !!!

Karol Oliveira

Gestora de Inovação com foco na habilidade de Problemas Complexos, Karol é especialista em inovação aplicada em corporações e startups. Em 2019, foi eleita Líder de Inovação Norte/Nordeste pelo prêmio Innovation Leader.

Iniciou no mercado de trabalho como docente na disciplina de Física voltada para concursos da Aeronáutica e Marinha. Deu start na sua carreira de negócios na área comercial e em seguida teve sua startup onde recebeu investimento anjo. Anteriormente foi consultora do Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do cenário nacional.

Com uma vasta experiência em diferentes segmentos do mercado e devido a paixão por novas histórias, hoje além dos projetos, treinamentos e palestras, também é mentora de novos negócios em centros de inovação distribuídos pelo Brasil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s