Você pratica o PERGUNTAR ?

Por Fred Melo
Empresário, professor, palestrante e CIO

Sem dúvidas saber perguntar é mais eficiente do que o saber responder. É a melhor maneira de conseguirmos insights para conseguir buscar soluções, simplesmente por ser a maneira mais simples para aprender.

As crianças aprendem fazendo perguntas. Os alunos nas escolas aprendem fazendo perguntas. Conseguimos entender as necessidades de nossos clientes fazendo perguntas.

“Nós administramos esta empresa com perguntas, não com respostas”

Eric Schmidt, Ex-CEO do Google

Mas, porque paramos de fazer perguntas?

As pessoas vão se acomodando, entrando no ciclo vicioso de suas rotinas, acreditado já ter todo o conhecimento ou todas as respostas que necessitam, é ai que deixam de perguntar. Outras acreditam que fazendo perguntas, podem acabar expondo suas “fraquezas”, e falta de conhecimento. E ainda tem aquelas que na dinâmica acelerada de seu dia-a-dia, simplesmente param de fazer perguntas, porque isso pode atrasar suas ações.

Quando começamos a fazer perguntas, geralmente percebemos o quão pouco sabemos. Somente quando começamos a fazer perguntas é que reconhecemos nossa falta de conhecimento. Interaja com qualquer criança que comece a fazer perguntas sobre coisas simples e fica claro que não temos respostas. 

Mas o que a maioria das pessoas não sabem é que fazer perguntas é um sinal de força e inteligência – não um sinal de fraqueza ou incerteza. Os grandes líderes constantemente fazem perguntas e estão cientes de que não têm todas as respostas.

Perguntas inteligentes estimulam, provocam, informam e inspiram.

Enquanto ouvimos respostas, formulamos mais perguntas. Quando alguém responde, geralmente podemos perguntar: “Por quê?”, a melhor abordagem é continuar fazendo perguntas para aprofundar nossa compreensão dos problemas antes de decidir.

Então, antes de procurarmos respostas, é importante investir tempo para formular as perguntas corretas. Isso permitirá que seja direcionado as ações que realmente nos trará resultados.

Fazer perguntas impulsiona a criatividade. As perguntas que fazemos nos levam a novos conhecimentos. Elas nos levam a respostas que nunca pensamos em considerar até que fizéssemos a pergunta.

Tente praticar fazendo mais perguntas em suas conversas diárias. Em vez de contar algo a alguém, faça uma pergunta. Perguntas inteligentes estimulam, provocam, informam e inspiram. As perguntas nos ajudam a ensinar e a aprender.


Empresário, Empreendedor, professor, palestrante e CIO. Formado em Web, e especialista em GESTÃO e Banco de dados, Gerenciou diversos segmentos da área (BI, E-Commerce, Help Desk e suporte técnico), sempre direcionados a inovar, e fazer o novo.

Fred Melo, possui mais de 25 anos de experiência trabalhando em diversos seguimentos do mercado, apaixonado por desafios e por inovar. Defende a TI descomplicada e mais humanizada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s