Sobre o tal do EXPONENCIAL

Por Dante Freitas
Professor, Empreendedor e Palestrante. Co-Founder do Gravidade Zero, Stape Music, Endless Learning, IKONE Global Social League.

Na Idade Contemporânea, até poderia fazer sentido a corrida pelo exponencializar, já que tal era foi marcada pela MASSIFICAÇÃO de tudo, não do COLETIVO.
.
Observando os sistemas criados por nós: educacional, político, econômico, social, percebe-se que são tão sem foco na MASSA. Das leis até talvez a própria religião atende a massa (de pessoas). Não é um crítica, apenas uma perspectiva…vamos lá.
.
Como se tudo fossem sistemas de contenção de massa, manejo, estímulo da massa, da produção e venda para a massa, e assim vem, o ESCALAR. Tudo isso uma evolução da indústria 9.0 ou qualquer versão queira dar ao mindset “industrial” ainda encruado em nós. Talvez, por isso, temos o excesso em ter coisas ou saber coisas que não usamos…tipo não era pra você e sim pra massa, não sei.
.
Natural deste contexto o emergir da fábrica de desorientados, já que tem tudo disponivel para a massa, mas nada pra você. E assim, natural pedirmos por “nortes” {Me dá um norte aí!), pagarmos por nortes e mais pessoas vendendo nortes, que na verdade são NORTES que ficam folgados ou apertados em você, “não veste bem”, por serem nortes produzidos para a MASSA fora de medida.
.
Talvez, buscar por modelos, frameworks e “coisas prontas” pode ser um comportamento viciado de massa, gerando um mindset orientado para a massa.. Alias, a massa não é Ninguém e nem o todo mundo.
.
A Idade Complexa, é marcada pelo fim da massificação e ascensão do COLETIVO. Este é como um grande quebra cabeças: só peças únicas que dão forma ao todo. Somos nós, “peças únicas”.
.
O coletivo, talvez, só possa existir numa única condição: se cada um de nós assumir e convergir com a nossa verdade profunda, íntima. O tal do “torna-te quem tu és”.
.
O acreditar que todo o acréscimo vem de fora. A busca por referências fora de você. O encurtar as jornadas adquirindo os atalhos das massas. Tudo anestésicos à evolução humana. Retardam.
.
O coletivo nasce da cura individual de cada um. Assim, exponencialize-se, desdobrando sua intimidade, trazendo sua autoralidade e construindo algo que, inevitavelmente, subscreverá a realidade anterior. Talvez, tudo isso seja o futuro do futuro.


Conheça o DANTE !!!

DANTE FREITAS

Dante Freitas, já orientou mais de 15 mil empreendedores ao longo de sua jornada. O que dizem dele é que costuma nadar de braçadas pelo mar da complexidade da vida, e vai fundo…destrincha o empreendedor e o seu negócio em fragmentos em busca da alma e da verdade para assim construir pilares que sustentem a navegação numa Era muito além da Economia 4.0. Um decodificador da ambiguidade e desconfigurador de padrões…criador do Daytox Empresarial…um spa empresarial para a nova era.

Co-Founder do Gravidade Zero, Stape Music, Endless Learning, IKONE Global Social League. Foi STARTSE Business Partner. Formação pela Babson College (2014) e Singularity University e Babson College (Denmark e USA- 2019)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s