Vamos abolir o gatilho da Escassez? Gerar ansiedade não é a única forma de vender

Por Karol Oliveira
Gestora de Inovação e Especialista em Desenvolvimento de Novos Negócios, eleita Líder de Inovação Norte/Nordeste 2019.

Se você já fez algum curso de vendas ou leu na internet sobre como persuadir melhor, provavelmente já teve contato com os famosos gatilhos mentais. Minha intenção nesse texto não é acabar com teorias fundamentadas, mas te fazer refletir… Vem comigo ❤

Antes de aplicar Inovação, precisamos desenvolver habilidades múltiplas em áreas distintas para estender a flexibilidade cognitiva imprescindível ao líder inovador. Por isso, um dos segmentos que mais estudamos é sobre neuromarketing, programação neurolinguística e persuasão, afinal lidar com inovação é estar rodeada de incertezas e precisar ter discursos coesos e coerentes para conduzir times em cenários de mudanças.

O Brasil está entre os países mais ansiosos do mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) 9,3% da população nacional é afetada por este mal. Por outro lado, a FOMO (Fear Of Missing Out) foi citada pela primeira vez em 2000 por Dan Herman e definida como o medo de que outras pessoas tenham boas experiências que você não tem – nos mostrando o quanto fazemos loucuras para pertencer a alguma comunidade.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Por outro lado, nosso cérebro é tão perfeito que algumas ações são automatizadas para que possamos nos concentrar somente em situações que exigem soluções mais complexas. Isto acontece com a decisão de compra, existem sinais memorizados em nosso subconsciente que nos fazem optar por um produto e estes são os gatilhos mentais!

Autoridade, escassez, empatia, reciprocidade, prova social, comunidade, segurança… ufa, perdi as contas de quantas vezes já ensinei sobre eles, mas somente agora, em tempos de pandemia, me atentei que a escassez nos ativa sentimentos de agonia.

“Últimas vagas”, “somente até hoje”, “você vai ficar de fora” são algumas das expressões que vimos muito nos lançamentos digitais. Claro que é necessário comunicar ao público sobre o tempo limitado de uma oferta, porém, quando isso vira uma regra traz prejuízos. Pessoas se endividando pra não deixar de comprar o curso mágico, alguns devendo nos cartões de amigos porque compraram a mentoria milagrosa do coach famoso e outros sentindo-se excluídos por não poderem acessar o serviço/produto milionário.

Em meio a esse cenário volátil e incerto que o Mundo VUCA já nos adiantava e a pandemia do Covid19 reafirmou, onde muitos foram afetados perdendo seus trabalhos e outros mudando rotinas, eu me questiono:

Até onde vale ir por uma venda?

Esse texto é mais do que um artigo técnico, é sobre o maior bem que temos no mundo corporativo e precisamos conservar; a sanidade mental. Anuncie se destacando na qualidade, transparência, segurança e etc, mantendo os seus clientes sãos porque a venda humanizada faz a cadeia do bem girar e retornar pra você!

Conheça Karol !!!

Karol Oliveira

Gestora de Inovação com foco na habilidade de Problemas Complexos, Karol é especialista em inovação aplicada em corporações e startups. Em 2019, foi eleita Líder de Inovação Norte/Nordeste pelo prêmio Innovation Leader.

Iniciou no mercado de trabalho como docente na disciplina de Física voltada para concursos da Aeronáutica e Marinha. Deu start na sua carreira de negócios na área comercial e em seguida teve sua startup onde recebeu investimento anjo. Anteriormente foi consultora do Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do cenário nacional.

Com uma vasta experiência em diferentes segmentos do mercado e devido a paixão por novas histórias, hoje além dos projetos, treinamentos e palestras, também é mentora de novos negócios em centros de inovação distribuídos pelo Brasil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s