Apofenia do Empreendedor Inovador: 5 padrões de êxito replicáveis

Por Karol Oliveira
Gestora de Inovação e Especialista em Desenvolvimento de Novos Negócios, eleita Líder de Inovação Norte/Nordeste 2019.

Everybody wants to change others, nobody wants to be changed” como afirma o Naval Ravikant, mudar a si mesmo é uma guerra constante e nem todos estão dispostos a enfrentá-la. Porém, se você pretende mergulhar em fazer coisas diferentes e ter resultados expressivos no mundo dos negócios, observe características de quem alcançou o que você deseja e mude primeiro internamente para depois transformar a realidade externa.

Os empreendedores que mais se destacaram não são apenas os que mais trabalham, eles são os mais inovadores. Você pode trabalhar e trabalhar 80 horas por semana, mas se não estiver alongando seus músculos inovadores (a famosa flexibilidade cognitiva), você não avançará.

BUSQUE PADRÕES

Já ouviu falar em Apofenia? É a capacidade de perceber padrões significativos em dados aleatórios, uma característica marcante entre pensadores inovadores. A busca intencional de padrões e conexões de desenho permitirá que você identifique potenciais agentes de mudança. A capacidade de “prever” um problema é altamente valiosa, os grandes inovadores podem ver o fio sutil que traz uma tendência próxima.

A PREGUIÇA NÃO É UMA INIMIGA

Bill Gates uma vez disse: “Eu escolho uma pessoa preguiçosa para fazer um trabalho difícil, porque sei que ela encontrará a maneira fácil de executar”. Os inovadores realmente encontrarão o caminho melhor e mais fácil para concluir um projeto, pensando sempre na eficiência. Um inovador não se esforça apenas para criar o melhor produto, mas também o melhor processo. Para quê ser hard se pode ser um smart work?

ANOTE SEUS PENSAMENTOS

Sua mente consciente pode processar apenas pequenos pedaços de informação. Com uma cacofonia de ideias em fluxo, grandes inovadores são incessantes tomadores de notas. Quando Richard Branson revelou uma ferramenta de negócios importante, não era um emaranhado complicado, mas um bloco de notas simples e antigo.

Nossos pensamentos de melhoria podem vir de qualquer lugar; enquanto se espera por um café ou tomando banho (quem nunca?), então um bloquinho por perto cai bem.

QUEIRA A PERFEIÇÃO, MAS VIVA O PROGRESSO

O perfeccionismo é visto como o vilão, mas descartá-lo abre a porta para a mediocridade. “Feito é melhor do que perfeito”, afirma o Tallis Gomes fundador da Easy Táxi e eu concordo, só ressalto que não podemos fazer o básico e nos contentar em ficar apenas nele. Perfeição e processo, é uma oscilação de pêndulo saudável entre os dois. Como diz o Timothy Sykes “almeje a perfeição, mas continue buscando perceber o progresso”.

PENSE DE MODO PARADOXAL

O inovador não vê o mundo em preto e branco. Enquanto muitas pessoas chegam a conclusões “ou”, nós dizemos “e se?”. Quando os celulares apenas faziam ligações e os aparelhos de música apenas tocavam, os inovadores negligenciavam esses limites convencionais. Scott Fitzgerald, um romancista americano, traduziu isso da melhor maneira: “O teste de uma inteligência suprema é a capacidade de manter duas ideias opostas em mente ao mesmo tempo e ainda manter a capacidade de funcionar.”

Esse texto não é sobre a fórmulas do sucesso para enriquecer e ser um empreendedor de sucesso, mas sim a busca por aprender com os padrões de quem revolucionou a sociedade e nos ensinou sobre inovar incremental ou disruptivamente. Abrace a mudança!

Conheça Karol !!!

Karol Oliveira

Gestora de Inovação com foco na habilidade de Problemas Complexos, Karol é especialista em inovação aplicada em corporações e startups. Em 2019, foi eleita Líder de Inovação Norte/Nordeste pelo prêmio Innovation Leader.

Iniciou no mercado de trabalho como docente na disciplina de Física voltada para concursos da Aeronáutica e Marinha. Deu start na sua carreira de negócios na área comercial e em seguida teve sua startup onde recebeu investimento anjo. Anteriormente foi consultora do Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do cenário nacional.

Com uma vasta experiência em diferentes segmentos do mercado e devido a paixão por novas histórias, hoje além dos projetos, treinamentos e palestras, também é mentora de novos negócios em centros de inovação distribuídos pelo Brasil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s