Artigo a era do reconhecimento por Alexandre Guimarães

ERA DO RECONHECIMENTO

Por Alexandre Guimarães
Head de Inovação do Mundo do Cabeleireiro, eleito Líder de Tecnologia Norte/Nordeste 2019 e Corporate Ninja 2019 pelo Cubo Itaú

O ano de 2020 foi totalmente atípico, não há um ser humano que possa dizer que já sabia que este ano seria assim, tão diferente. Vivemos tempos incertos – tudo que foi previsto, provisionado e projetado, caiu por terra. Lembro que no final de 2019, no RD SUMMIT falou-se de uma nova era, a ERA DA VOZ. Inclusive cheguei a escrever sobre os insights que tive, mas, tudo mudou logo no início de 2020.

Algumas pessoas chegaram a colocar que estávamos iniciando a ERA COMPLEXA e agora no final do ano pude ouvir sobre a ERA DO RELACIONAMENTO. Concordo, mas ainda acredito que essa nova ERA COMPLEXA, que nos ensinou muito sobre RELACIONAMENTO, também nos trouxe fortemente a um momento de RECONHECIMENTO. Seria então a ERA DO RECONHECIMENTO?

As pessoas tiveram que RECONHECER que, apesar de todo o momento que vivemos, era possível aproveitar as oportunidades e se REINVENTAR, para ter um momento de crescimento, de aprendizagem. Com muitas empresas também não foi diferente – acredito que nunca foi tão forte o termo “MUDE OU MORRA”. Empresas tiverem que RECONHECER que se REINVENTAR era preciso, 5 anos em 5 dias, e houve aquelas em que foram 20 anos em 5 dias. Falando do VAREJO, RECONHECER que não existe só o mundo FÍSICO, mas também o DIGITAL, com grandes oportunidades, e mais que isso, unir estes dois mundos para o negócio avançar mais longe ainda com o FÍGITAL.

Foi necessário um vírus para abrir os olhos de muitas empresas, de pequenas a grandes corporações, para RECONHECER que muitas vezes o certo não vai durar por muitos anos. Vimos o caso da Le Biscuit, forte em lojas físicas, que investiu pesado no digital, assim também a Ri Happy vem crescendo no mundo digital. Por outro lado, existem casos de empresas que nasceram digitais e estão investindo no mundo físico, caso da Amazon (que não vem de agora). Estes são grandes exemplos de OMINICHANNEL. Infelizmente houve casos de empresas que não reconheceram que era hora de mudar, estas acabaram morrendo durante este inesperado 2020. Uma reportagem do EL PAIS (19/07/20), anunciou que 716 mil empresas fecharam as portas na pandemia, segundo o IBGE. Outro dado interessante, reportado pela Folha de São Paulo (16/07/20), revelou que, em um grupo de 2,7 milhões de empresas que permaneceram em atividade, 70% relataram que a pandemia teve impacto geral negativo sobre os negócios. Para 13,6%, por outro lado, a pandemia trouxe oportunidades e teve um efeito positivo sobre a empresa. Empresas que RECONHECERAM o momento e se REINVENTARAM.

Também foi preciso RECONHECER que o RELACIONAMENTO mudou totalmente neste ano: a forma de se relacionar com o cliente trouxe grandes desafios, como levar a experiência de um atendimento físico para o digital, também a difícil tarefa de humanizar ferramentas como chatbots, que neste momento são necessários para garantir a eficácia do negócio..

Muita coisa mudou no ano de 2020 e, mais do que nunca, o VAREJO precisou RECONHECER que estar DISPONÍVEL no FÍGITAL é mais que importante nesta nova era, além de APRENDER a pensar em DIGITAL FIRST. As mudanças que vimos foram de extrema importância e pode ter certeza que não vamos mais voltar ao que era antigamente, é preciso RECONHECER que esta mudança veio para ficar e que, na realidade, esta é a NOVA NORMALIDADE.

Revisão de texto: Keila Guimarães


Conheça o GUIMAS !!!

GUIMAS

GUIMAS é Head de Inovação do MUNDO do Cabeleireiro, Co-founder do GETIC NE, idealizador do Blog Descoisando, Partner do Innovation Group e Palestrante

Em 2019 foi reconhecido como Innovation Leader N e NE na categoria Tecnologia, prêmio realizado pelo Innovation Group e também premiado pelo Cubo Itaú como Corporate Ninja 2019.

Uma pessoa que está sempre inconformado em fazer o diferencial e de incomodar as pessoas para sair do conformismo, ajudas os coisados a descoisarem as coisas.

Guimas é gente que gosta de gente de graça. Gostou ?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s