DESCONECTAR para CONECTAR !!!

Por Alexandre Guimarães
Head de Inovação do Mundo do Cabeleireiro, eleito Líder de Tecnologia Norte/Nordeste 2019 e Corporate Ninja 2019 pelo Cubo Itaú

Em uma era digital, se desconectar está cada vez mais difícil. Falamos tanto em transformação digital, tecnologia como diferencial para negócios e pessoas e estamos esquecendo de analisar os problemas que tudo isso pode nos causar. Muita tecnologia nova aparecendo a todo momento, entrando em nossas vidas e é nessas horas que precisamos nos reeducar….sim, você leu certo….REEDUCAR !!!

“Quanto mais disruptiva for uma tecnologia, maior a necessidade de reaprender a viver, não apenas para utilizá-la, mas também, e principalmente, para compreender, refletir e se adequar às transformações profundas que ela causa no nosso comportamento, e o que muda na lógica do mundo” Martha Gabriel

Tecnologia é bom, sou um fanático por tecnologia, mas precisamos tomar cuidado para que ela não tome a nossa vida de vez. O que podemos perceber é muita gente CONECTADA 24hs por dia, basta olhar as pessoas em volta conectadas aos seus celulares….estamos perdendo a interação HUMANA, o corpo a corpo.

Vamos a um exemplo….lembra do olhar a sua volta??…pois é, eu tenho procurado praticar isso e nestes dias estava sentado em uma cafeteria junto com minhas duas pequenas, ao lado uma mesa com um casal…os dois o tempo todo com a cara no celular, sem nenhuma conversa entre eles, só se DESCONECTARAM quanto a comida chegou….detalhe, não eram só eles assim….isso vem chamando a atenção cada vez mais.

Outro exercício que tenho praticado é quando estou andando de UBER. Como tenho viajado muito, este momento tem se intensificado cada vez mais….durante meus percursos estou procurando me DESCONECTAR e bater um papo com o motorista e isso tem sido incrível! Muitas histórias que escuto como a do Seu Nicolino, pai de uma jovem de 22 anos que trabalha com teatro e como ele se orgulha em falar da sua filha…..ou, o Seu Moacyr, um representante comercial que investiu tudo em um negócio e viu tudo ir por água abaixo….Agora uma me chamou mais atenção, a do Everton, um jovem pai separado, louco por sua filha de 3 anos. Nessa hora bateu aquela saudade! Ele mostrou a foto de sua filha e eu mostrei as das minhas…aqueles 30 minutos de percurso, parece que foram horas. Um cara que com suas palavras disse: “Eu penso todo dia em como ganhar mais dinheiro em SP”…detalhe, não pra ele, mas para dar o melhor a sua filha…conversamos tanto sobre o mercado de ações, tesouro direto….no final até telefone trocamos e até hoje nos falamos quando dá.

E o Marcos, nesse mesmo dia final da tarde o conheci indo para o Shopping Tamboré. Começamos a conversar sobre a dificuldade de emprego e o seu dia a dia, a quantidade de gente que ele encontra no carro, etc….a preocupação dele era de como ajudar uma amiga que havia perdido o seu emprego recentemente…ele mesmo falou que ía procurar imprimir alguns currículos dela para distribuir em seu carro…pense num coração grande! Agora isso só é possível quando ele consegue se comunicar com quem está no carro…..Se eu não tivesse me DESCONECTADO como que eu poderia ter vivido estes momentos, como teria me CONECTADO com todas essas pessoas ???

Este é um alerta até dentro de casa…a própria Martha que citei antes comentou em um post que através de suas pesquisas uma das grande reclamações das crianças de hoje é que os seus pais ficam muito no celular e não lhes dão atenção….se teu filho pequeno está mais preocupado em pegar teu celular do que um brinquedo, liga o alerta, mude o seu habito, se DESCONECTE para CONECTAR realmente….nossos filhos são o nosso espelho e seguem fielmente nosso exemplo. Outro dia estava com um livro lendo e minha pequena de 3 anos foi no quarto dela pegar um livro e deitou ao meu lado, disse que estava lendo o seu livro….Qual exemplo você está deixando ? Já pensou nisso ?

Fica aqui um desafio: procure se DESCONECTAR e vá se CONECTAR a outros humanos. Você vai ver que existe um mundo incrível lhe esperando e vai perceber que tecnologia é ótima e necessária mas que a troca presencial com pessoas reais é muito mais valiosa.

Para fechar, deixo um vídeo com uma reflexão massa sobre o ON e o OFF

On ou Off – De que lado você está ?

Texto de Alexandre Guimarães publicado em 24/10/2019 no Linkedin

Conheça o GUIMAS !!!

GUIMAS

Head de Inovação do Mundo do Cabeleireiro, Co-Fundador do GETIC NE (Grupo de Executivos de Tecnologia, Inovação e Comunicação do Nordeste), Palestrante e Idealizador do blog Descoisando. Reconhecido como Líder de Tecnologia Norte/Nordeste em 2019 no prêmio Innovation Leader e também como Corporate Ninja pelo Cubo Itaú.

Alexandre Guimarães, o GUIMAS, possui mais de 20 anos de experiência trabalhando em diversos seguimentos do mercado, sempre antenado a novas tendências e inconformado em fazer o diferencial e incomodar as pessoas que estão conformadas…um verdadeiro descoisado buscando ajudar os coisados que ainda existem por aí.

I’m a VIRGIN !!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s